Disque CCR Barcas
0800 721 10 12
Para deficientes auditivos
0800 025 30 53

Imprensa

Segurança da navegação

A CCR Barcas tem como principal preocupação a segurança de seus passageiros. A operação do transporte aquaviário segue padrões rígidos estabelecidos pela Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ), conforme a Lei Federal nº 9.537, de 11 de dezembro de 1997. Os procedimentos são contidos em um conjunto de regras denominada de Normam (Norma da Autoridade Marítima). 

Nesta norma, são descritos os requisitos que visam à construção das embarcações, obedecendo à condição segura de estabilidade, resistência estrutural e estanqueidade, bem como a dotação do material de salvatagem necessário para garantir a segurança dos passageiros (coletes salva-vidas, boias circulares e aparelhos flutuantes infláveis) e a importância das instruções de emergência.

Todas as embarcações da CCR Barcas são rigorosamente fiscalizadas pela CPRJ, que faz vistorias regulares para verificar a documentação dos barcos, o número de tripulantes, a quantidade de coletes, entre outros equipamentos de segurança, além de vistorias inopinadas (sem aviso prévio). Vale ressaltar que todos os procedimentos operacionais da Concessionária também são fiscalizados pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários e Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro (Agetransp).

A Concessionária destaca ainda que todos os tripulantes passam por treinamentos periódicos e reciclagens para o aprimoramento de suas funções, atendendo aos procedimentos de navegação. Nessas atividades, os profissionais são submetidos a exercícios que abordam temas relacionados à Sinalização Náutica; Estudo e Peculiaridades da Baía de Guanabara, incluindo rotas de navegação das linhas atendidas pela Concessionária; Utilização de Equipamentos de Segurança, como Global Position System (GPS), Radar e Automatic Identification System (AIS); Carta Náutica e Navegação diurna e noturna, entre outros.

A CCR Barcas é uma concessionária de serviços públicos dedicada à operação de transporte de massa no modal aquaviário, com direito de atuação no Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, é a quarta maior operação de transporte aquaviário de passageiros no mundo, navegando cerca de 745 mil quilômetros e transportando 20 milhões de passageiros por ano (em média, 73 mil passageiros por dia). A concessionária tem 19 embarcações (13 catamarãs e 6 barcas tradicionais), 830 colaboradores e opera seis linhas em cinco estações e três pontos de atracação.

Outras notícias

Balanço do Rush 24/4

leia mais

Balanço do Rush 18/4

leia mais

Balanço do Rush 17/4

leia mais

VER MAIS NOTÍCIAS