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A complexidade do transporte aquaviário no Rio de Janeiro

A CCR Barcas está empenhada em contribuir para a redução dos impactos causados pela interdição do Elevado da Perimetral, e investe para proporcionar maior fluidez, qualidade e conforto ao sistema de transporte aquaviário de passageiros do Rio de Janeiro. A demanda da concessionária aumentou cerca de 30% (nos horários do rush) nos últimos meses e, com a interdição definitiva da Perimetral e o fechamento do Mergulhão da Praça XV, a procura pelo serviço está ainda maior.

Para atender à grande demanda de passageiros e manter a operação regular, a CCR Barcas, desde o início das intervenções no elevado, começou a operar com postos avançados do Estaleiro em todos os terminais e nas embarcações, dando mais agilidade e rapidez aos procedimentos de manutenção emergencial.

São diversos os fatores que diariamente influenciam a operação do transporte aquaviário pela concessionária, inclusive no tempo de percurso. A grande quantidade de lixo na baía interfere na velocidade das embarcações e, consequentemente, no tempo de viagem. Após fortes temporais, o lixo represado nos rios que deságuam na baía é levado pelas marés até as rotas e áreas de manobras das nossas embarcações. Em épocas de muitas chuvas, a quantidade de lixo flutuante chega a triplicar, provocando quebra de peças e aquecimento de motores das embarcações, que muitas vezes precisam sair de operação para reparos emergenciais.

Principais problemas ocasionados pelo lixo:

Entupimento da caixa de mar, ralos de fundo, filtros e válvulas;

Perda da potencia do sistema de propulsão, por causa do enrosco de redes e materiais plásticos, além do travamento do eixo e quebras de caixas redutoras e reversíveis.

A CCR Barcas está buscando, junto aos fabricantes das embarcações, alternativas técnicas para minimizar ao máximo os impactos ocasionados pela grande quantidade de lixo flutuante nas águas da Baía de Guanabara, principalmente em épocas de chuvas fortes.

A concessionária reconhece os problemas enfrentados pelos usuários do sistema aquaviário, mas está trabalhando com o objetivo de oferecer um serviço de qualidade.

 

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