Disque CCR Barcas
0800 721 10 12
Para deficientes auditivos
0800 025 30 53

Imprensa

Casa de Refugiados na Praça XV

Em homenagem à resistência e à força de todos os refugiados do mundo, e a fim de proporcionar ao público uma vivência sobre o modo de vida dessas pessoas, a CCR Barcas e o Sesc promovem, até o dia 23/9, por meio da Campanha Povos e Nações, a exposição de uma Refuguee Housing Unit (Unidade de Habitação para Refugiados) no Espaço Cultural CCR Barcas, na área de pré-embarque da Estação Praça XV (embarque para Charitas), no Centro do Rio de Janeiro.

A estrutura, que poderá ser visitada pelos passageiros do transporte aquaviário de forma gratuita, foi desenvolvida pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), órgão das Nações Unidas criado em 14 de dezembro de 1950 com a missão de dar apoio e proteção a refugiados de todo o mundo. No interior da casa, os visitantes podem ter uma ambientação real de como elas ficam ocupadas em campos de refugiados, com a cama de campanha, roupas, malas, sacolas, fogaréus, etc.

A produção das unidades de habitação para refugiados começou em 2015, após testes laboratoriais e de campo em diversas condições climáticas. O equipamento é composto por vários elementos básicos, incluindo uma armação de aço leve, painéis de teto e parede, portas e janelas, revestimento de piso, sistema de energia solar (lâmpada e carregador de telefone) e um inovador sistema de ancoragem.

Refugiados são pessoas que foram obrigadas a deixar suas casas, sem escolha, por conta de conflitos, perseguições ou violência generalizada. Na maioria das vezes, elas enfrentaram o impossível para sobreviver. De acordo com dados do ACNUR, atualmente, 85% estão em países em desenvolvimento, tentando reconstruir suas vidas, sendo que o número de refugiados cresceu mais de 50% nos últimos 10 anos: já são 25,4 milhões em todo o mundo, mais da metade deles, crianças. 

Outras notícias

Operação especial das Barcas no feriado de São Sebastião  

leia mais

Operação Especial nos dias 8 e 9 de junho

leia mais

Operação especial no Carnaval

leia mais

VER MAIS NOTÍCIAS