Disque CCR Barcas
0800 721 10 12
Para deficientes auditivos
0800 025 30 53

Imprensa

Estação Charitas completa 10 anos

A Estação Charitas, prédio de traços inconfundíveis assinados pelo arquiteto Oscar Niemeyer e um dos principais cartões postais de Niterói, completou 10 anos no último domingo, dia 23 de novembro. Para comemorar, a CCR Barcas está colorindo de verde, azul e amarelo, o túnel de desembarque do terminal.  Até o fim do ano, 160 lâmpadas fluorescentes, vão decorar com as cores da bandeira brasileira, a noite da enseada, localizada na Zona Sul de Niterói. 

Construção - O terminal, que apresenta um traçado curvilíneo, futurista, e, segundo o próprio autor, foi inspirado em formas femininas, faz parte do Caminho Niemeyer e tem importante papel no turismo da cidade. Com 2 mil metros quadrados, possui salão panorâmico de embarque de passageiros, lojas de conveniência, área de circulação e apoio, o Restaurante Olimpo e terraço, formando a estrutura de uma das melhores estações hidroviárias do Estado.

A construção durou dois anos, com os trabalhos sendo realizados todos os dias. Durante a obra, a estação já havia virado atração turística, atraindo visitantes, que puderam acompanhar de perto toda a evolução da estação.
 
Um dos maiores desafios encontrados foi a forma da construção, toda de concreto, sem nenhum revestimento, o que caracteriza as obras do arquiteto Oscar Niemeyer. Outra marcante característica do terminal é o seu sofisticado sistema de iluminação. Quando anoitece, a estação pode ser vista a várias milhas náuticas de distância, funcionando como um “luminoso” ponto de referência para quem está no mar ou em terra firme. E as cores da estação mudam de acordo com a ocasião: este mês, ao completar uma décade de existência, o túnel está iluminado com as cores da bandeira do Brasil.

Desde que assumiu o transporte aquaviário, em julho de 2012, a CCR realizou diversas melhorias na Estação Charitas, como reformas estruturais, criação de nova área de desembarque, além da instalação de assentos preferenciais e de um complexo sistema de refrigeração no túnel de embarque. 

A estação funciona nos dias úteis: das 6h30 às 20h30 e está localizada na Avenida Quintino Bocaiúva, sem nº - Charitas - Niterói.

Outras notícias

Operação Especial no feriado de São Jorge

leia mais

Operação especial das Barcas no feriado de São Sebastião  

leia mais

Operação Especial nos dias 8 e 9 de junho

leia mais

VER MAIS NOTÍCIAS