Disque CCR Barcas
0800 721 10 12
Para deficientes auditivos
0800 025 30 53

Imprensa

EXPOSIÇÃO "MAR SEM LIXO. MAR DA GENTE"

 

No dia 5 de novembro, foi inaugurada no Espaço Cultural CCR Barcas, a exposição “Mar sem Lixo. Mar da Gente”, marco inicial da campanha promovida pela swissnex Brazil – rede que conecta o Brasil e a Suíça pela ciência – e a swissando – agência que promove a Suíça entre os brasileiros.

 

A mostra apresenta os registros da expedição Race for Water Odyssey (R4WO), tripulada por pesquisadores que estão produzindo o primeiro levantamento global do lixo nos oceanos. Em 8 meses, já foram coletados dados ao longo de 32 mil milhas náuticas a bordo do barco MOD70, um veleiro trimarã de alta tecnologia.

 

O evento contou com a presença do embaixador da Suíça no Brasil, André Regli (foto), da tripulação da R4WO, do vice-prefeito de Niterói Axel Grael e de representantes da CCR Barcas, além de jornalistas e convidados.

 

A diretora executiva da swissnex Brazil, Malin Borg (foto), explica a importância da campanha para a produção e o compartilhamento de conhecimento entre países: “Além do debate científico, a campanha ‘Mar sem Lixo. Mar da Gente.’ também se propõe a informar às pessoas que a atividade delas no descarte de lixo, especialmente plástico, está afetando a vida marinha”, comenta Malin. “Esse lixo que vai ao mar pode acabar voltando para a mesa delas, através do pescado. Assim, nosso calendário está com uma extensa programação que engaja a sociedade carioca e fluminense no tema.”

 

Os usuários das barcas que visitarem a exposição poderão conhecer o percurso feito pelos pesquisadores e suas experiências através de registros fotográficos e de vídeos. O espaço abriga ainda duas grandes esculturas produzidas por alunos da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), feitas com resíduos recolhidos da Baia de Guanabara. A mostra ficará no Espaço Cultural CCR Barcas até o dia 27 de novembro.

 

Serviço:
Exposição Mar sem Lixo. Mar da Gente
Data: De 5 a 27 de novembro
Local: Espaço Cultural CCR Barcas, na Estação Praça XV (embarque para Charitas)
Horário de visitação: de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 21h

Entrada franca

Outras notícias

Operação Especial no feriado de São Jorge

leia mais

Operação especial das Barcas no feriado de São Sebastião  

leia mais

Operação Especial nos dias 8 e 9 de junho

leia mais

VER MAIS NOTÍCIAS