Disque CCR Barcas
0800 721 10 12
Para deficientes auditivos
0800 025 30 53

Imprensa

Projeto Via Lilás na CCR Barcas

 

A CCR Barcas, em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), com o apoio da Secretaria de Estado de Transportes (SETRANS), trouxe para as estações do transporte aquaviário o Via Lilás – projeto de enfrentamento à violência doméstica contra a mulher.

 

Ao todo, são cinco totens – computadores interativos – na Estação Praça XV, nas áreas de embarque para Arariboia, Cocotá, Paquetá e Charitas (dois equipamentos), e um na Estação Praça Arariboia, em Niterói. “Eu já conhecia o programa e fiquei muito feliz de saber que ele chegou à CCR Barcas. Agora, milhares de mulheres dos municípios de Itaboraí, São Gonçalo e Niterói têm acesso ao projeto”, conclui a pedagoga niteroiense Sônia Rejane Pimenta, que também é usuária do serviço de transporte aquaviário.

 

Os seis totens são a porta de entrada para o Via Lilás. Com eles, as mulheres que usam diariamente as barcas e os catamarãs têm acesso a informações importantes sobre violência doméstica. Com toques nas telas desses computadores, como se fosse um smartphone, as usuárias da CCR Barcas têm conhecimento de leis, de garantia dos direitos da mulher, além de dados sobre a rede de saúde e segurança especializada para utilizar em caso de violência.

 

O anonimato, nestas consultas, é garantido. Basta informar a cidade onde mora e a idade. Com esses dados, o governo tem condições de realizar um mapeamento da situação da rede especializada de atendimento, bem como das necessidades das mulheres, por faixa etária.

 

Caso tenha interesse, a usuária pode informar o telefone e receber, por mensagem de texto via celular, informações e dados contidos no totem. Assim, ela tem acesso, quando quiser, a endereços e telefones, por exemplo, de delegacias especializadas e centros de atendimento

Outras notícias

Operação especial das Barcas no feriado de São Sebastião  

leia mais

Operação Especial nos dias 8 e 9 de junho

leia mais

Operação especial no Carnaval

leia mais

VER MAIS NOTÍCIAS