Disque CCR Barcas
0800 721 10 12
Para deficientes auditivos
0800 025 30 53

Imprensa

Treinamento de segurança nas barcas

 

A CCR Barcas, por meio da Marinha do Brasil, recebeu na manhã desta quinta-feira (16/6) uma palestra/treinamento de Prevenção e Combate ao Terrorismo, na Sede da Concessionária, localizada na Praça XV de Novembro, no Centro do Rio. A 50 dias dos Jogos Olímpicos - maior evento esportivo da terra - militares da mais antiga força armada brasileira estiveram nas dependências do transporte aquaviário de passageiros, ministrando um “curso” específico direcionado aos líderes da área operacional do modal.

Cerca de 20 colaboradores da CCR Barcas, selecionados estrategicamente, participaram da palestra que contou, entre outras coisas, com uma demonstração técnica de segurança e com a apresentação de ataques terroristas ligados a eventos esportivos. O principal objetivo da reunião foi desenvolver a percepção desse grupo de funcionários em relação ao terrorismo, ensinando métodos de prevenção – dicas de como identificar pessoas e materiais suspeitos – e apontando o papel de cada um diante de uma eventual ameaça.

“Esse treinamento é muito importante para capacitar os colaboradores na prevenção de possíveis ações terroristas. Temos uma área de grande movimentação e, sem dúvida, é importante que tenhamos equipes treinadas. Agora, aqueles que participaram do exercício irão multiplicar o conhecimento adquirido aos seus liderados”, explica o Gestor de Operações Náuticas, Anderson Reis.

No dia 9 de junho, 15 Policiais militares do Batalhão de Ações com Cães (BAC) realizaram um exercício especial em uma embarcação da CCR Barcas, atracada na Estação Praça XV. O treinamento, que contou com adaptação dos cães farejadores ao ambiente marítimo e reconhecimento de objetos ilícitos (drogas e armas) e de substâncias explosivas, teve como objetivo intensificar a segurança em preparação para a Olimpíada Rio 2016.

 

Em abril, no dia 29, Militares da Força de Operações Especiais da Marinha Americana (SEALs) e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) também estiveram na CCR Barcas. A intenção do exercício conduzido pelos agentes brasileiros na Concessionária foi promover a troca, com os NAVY SEALs, de conhecimentos e técnicas antiterror em ambientes confinados. 

Com vasta experiência em combate ao terrorismo, o grupo de militares americanos, criado durante a Segunda Guerra Mundial, foi responsável pela neutralização do terrorista mais procurado do mundo, Osama Bin Laden, em 2 de maio de 2011. Além dos militares do BOPE, participaram do intercâmbio, agentes das unidades de Operações Especiais da Força Nacional, que atuarão nos primeiros Jogos Olímpicos a serem realizados na América do Sul.

 

Outras notícias

Operação Especial no feriado de São Jorge

leia mais

Operação especial das Barcas no feriado de São Sebastião  

leia mais

Operação Especial nos dias 8 e 9 de junho

leia mais

VER MAIS NOTÍCIAS