Central de Downloads

Relatório Anual e de Sustentabilidade 2016

Estratégia de sustentabilidade

Tema é parte integrante do planejamento estratégico do Grupo CCR, que busca aplicar recursos em projetos que tragam benefícios para a sociedade, o poder público e os investidores

Um dos objetivos estratégicos do Grupo CCR é manter a sustentabilidade e a satisfação dos usuários dos serviços oferecidos como diferencial da proteção e da criação de valor do negócio. Nesse sentido, a companhia busca alocar recursos em projetos que tragam benefícios para a sociedade, o poder público e os investidores.

Para auxiliar o planejamento estratégico voltado aos riscos socioambientais, foram identificados temas relevantes para o negócio, por meio do processo de materialidade, revisitado em 2016, que combina a visão interna do Grupo CCR à perspectiva dos stakeholders impactados. Os temas levantados foram elegidos e validados pela alta direção, com base na visão dos stakeholders, na estratégia interna da empresa e nos macro impactos das suas atividades, e ainda estão relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Em relação às externalidades, o Grupo CCR entende que é um elemento entre todas as relações estabelecidas em um sistema, compartilhando valor, impactando e sendo impactado positiva e negativamente. Para identificar as questões relevantes, em 2011 foi elaborado um estudo sobre as externalidades, revisto em 2013. A materialidade de 2016 é uma evolução desse processo de identificação dos temas materiais. Assim, para cada um a companhia busca estruturar políticas corporativas direcionadoras de ações, objetivos e metas nas Unidades de Negócio.

Compromissos

O Grupo está comprometido com os dez princípios do Pacto Global, é signatário do Programa Na Mão Certa, do Pacto Empresarial contra Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras – da organização ChildHood Brasil –, e faz parte do grupo de empresas pioneiras do International Integrated Reporting Council (IIRC). Além disso, a empresa participou da inciativa Fórum Clima, coordenada pelo Instituto Ethos, e está presente anualmente no Carbon Disclosure Program (CDP).

As Nações Unidas definiram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como parte de uma nova agenda de desenvolvimento sustentável até 2030, um progresso dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (2000-2015). Agora, são 17 objetivos e 169 metas, uma seção sobre meios de implementação e de parcerias globais e uma estrutura para acompanhamento e revisão.

SAIBA MAIS

Sobre o processo de relato de sustentabilidade do Grupo CCR, acesse o link.

 

Destaques

Mobilidade Urbana

O início da operação da linha 2 do metrô na Bahia e do funcionamento da linha 1 deu acesso ao transporte público de qualidade para as comunidades próximas, gerando emprego e renda e reduzindo o impacto ambiental, com redução na emissão de CO2.

Aeroportos

A inauguração do terminal 2 da BH Airport também transformou a região de Confins (MG), gerando emprego e renda para a população do munícipio. Com a ampliação do aeroporto, a parte comercial cresceu, com mais lojas, expansão da praça de alimentação e inauguração de hotel, melhorando a qualidade dos serviços para os usuários.

Rodovias

Os aditivos contratuais assinados para o Complexo de Jundiaí (CCR AutoBAn) e para a CCR ViaOeste causam impactos positivos em termos de melhora do fluxo de veículos, além dos ganhos ambientais. O Complexo de Jundiaí, por exemplo, teve sua concepção pensada para ter resíduo zero, isto é, o material da obra será reaproveitado.

CCR Engelog

Com base nas certificações da Leadership in Energy and Environmental Design (Leed) e da Alta Qualidade Ambiental (Aqua), a divisão de engenharia desenvolveu uma metodologia interna para avaliar a ecoeficiência dos projetos desde sua concepção. O objetivo é ter projetos que reduzam a geração de resíduos, as emissões atmosféricas e o consumo de água.