Central de Downloads

Relatório Anual e de Sustentabilidade 2016

Estratégia e visão de futuro

Um negócio estruturado, alinhado ao desenvolvimento socioeconômico e ambiental das regiões onde está presente

Estratégia e visão de futuro

A estratégia do Grupo CCR alia a conquista de novas concessões e a diversificação, por meio do desenvolvimento de novos negócios. Para conduzir a companhia ao futuro e gerar valor no longo prazo, a alta direção estabeleceu nove Objetivos Gerais e Diretrizes (OGDs) que norteiam o planejamento estratégico definido até 2020.

 

Objetivos Gerais e Diretrizes

  1. Assegurar que o diferencial de governança, gestão e sustentabilidade atenda às necessidades da realidade de mercado, dos novos negócios e nas novas geografias.
  2. Qualificar e desenvolver as pessoas, buscando dar continuidade ao processo de crescimento sustentável do Grupo CCR, por meio da evolução de seus colaboradores.
  3. Perpetuar o negócio, garantindo a solidez e a previsibilidade dos resultados do Grupo CCR.
  4. Assegurar estratégias voltadas à maximização da rentabilidade para os novos investimentos (negócios atuais e novos negócios).
  5. Buscar a diversificação do risco, prospectando oportunidades de negócios fora do Brasil.
  6. Manter o endividamento em bases seguras e garantir os recebíveis acordados nas Parcerias Público-Privadas (PPPs) para não comprometer a estabilidade financeira do Grupo CCR.
  7. Empresariar os negócios, garantindo os resultados pactuados (especialmente EVA e dividendos) e a segurança empresarial.
  8. Manter a sustentabilidade e a satisfação dos usuários dos serviços oferecidos como diferencial da proteção e da criação de valor dos negócios do Grupo CCR.
  9. Fortalecer o relacionamento institucional para continuamente validar o modelo de concessões, como solução de investimentos em infraestrutura, garantindo a segurança regulatória e jurídica dos contratos.

 

Perspectivas 2017

A economia brasileira poderá ganhar um fôlego, caso o governo consiga implementar algumas medidas importantes para promover a retomada da confiança e dos investimentos, como teto de gastos, ajuste fiscal, simplificação do regime tributário e redução de barreiras ao comércio e às carências em infraestrutura.

As medidas anunciadas pelo presidente da República, Michel Temer, em dezembro de 2016, também podem refletir positivamente na economia brasileira em 2017, por contemplarem geração de emprego, redução da burocracia e aumento da produtividade.

A estimativa do Grupo CCR aponta para um crescimento da atividade econômica modesto, em torno de 1%. A companhia está preparada para enfrentar qualquer cenário, porque tem uma rígida disciplina financeira e um capital humano valioso, o que a credencia para futuros desafios.

 

SAIBA MAIS

Sobre a estratégia e a gestão de riscos do Grupo CCR, acesse o relatório completo no link.