Central de Downloads

Relatório Anual e de Sustentabilidade 2016

Governança corporativa

Modelo construído para a gestão adequada dos negócios, a transparência na prestação de contas e a geração de valor

A estrutura robusta de governança corporativa é um importante diferencial do Grupo CCR. Sua holding é a CCR S.A., uma sociedade anônima, de capital aberto, que foi pioneira no Novo Mercado, ambiente da BM&FBovespa que reúne as corporações com as melhores práticas de gestão. Também foi a primeira empresa brasileira a instituir um Comitê de Governança, tendo como principal função avaliar o desempenho dos membros do Conselho de Administração.

A empresa adota um modelo de governança caracterizado por atribuições, composição e dinâmica, abrangendo todas as Unidades de Negócio, o que assegura o equilíbrio nos processos de tomada de decisão. A gestão é realizada de forma colegiada e sempre alinhada entre o Conselho de Administração e a Diretoria, que são apoiados por seis comitês técnicos e consultivos. Também prevê o Conselho Fiscal, de caráter não permanente, composto de três membros efetivos e igual número de suplentes. Os papéis de cada um, tanto individualmente quanto coletivamente, estão delineados no Manual de Governança Corporativa do Grupo.

O comprometimento do Grupo CCR com a transparência e a prestação de contas aos investidores e aos públicos com os quais se relaciona é legitimado pela adoção das melhores práticas de governança corporativa.

 

SAIBA MAIS

Visite o site de Relações com Investidores do Grupo CCR no link.

 

Modelo de governança

Modelo de governança do Grupo CCR

 

Participação societária*

Participação societária Participação societária - Legenda

 

*Os acionistas da CCR são os grupos Soares Penido, Camargo Corrêa e Andrade Gutierrez. Posição em 31/12/2016, não considerando a oferta de ações realizadas pelo Grupo CCR, em fevereiro de 2017.

**Ações negociadas na BM&FBovespa.

 

Conselho de Administração

Definir as políticas estratégicas e diretrizes gerais, eleger os Diretores e fiscalizar a sua gestão são algumas das atribuições do Conselho de Administração. Seguindo o disposto no Regulamento de Listagem do Novo Mercado da BM&FBovespa, o Conselho é composto de 11 membros efetivos e respectivos nove suplentes. Dos 11 membros efetivos, os dois últimos são conselheiros independentes.

 

Composição do Conselho de Administração
Mandato vigente até agosto de 2017

Ricardo Coutinho de Sena
Presidente e membro

Francisco Caprino Neto
Vice-presidente e membro

Ana Maria Marcondes Penido Sant‘Anna
Membro

Paulo Márcio de Oliveira Monteiro
Membro

Paulo Roberto Reckziegel Guedes
Membro

José Florêncio Rodrigues Neto
Membro

Murilo Cesar Lemos dos Santos Passos
Membro

Henrique Sutton de Sousa Neves
Membro

Ana Dolores Moura Carneiro Novaes
Membro

Luiz Alberto Colonna Rosman
Membro independente

Luiz Carlos Vieira da Silva
Membro independente

SAIBA MAIS

Para conhecer a experiência dos membros do Conselho de Administração e dos membros suplentes, consulte o site de Relações com Investidores do Grupo CCR

 

Comitês

O Grupo CCR conta com seis comitês técnicos e consultivos, que têm a função de atribuir eficiência e agilidade às decisões do Conselho de Administração, contribuindo para melhorar a qualidade do processo decisório.

 

Comitês do Grupo CCR

Conselho de Administração

Comitê de Auditoria

Comitê de Estratégia e Sustentabilidade

Comitê de Finanças

Comitê de Governança

Comitê de Novos Negócios

Comitê de Recursos Humanos

 

Diretoria Executiva

É o órgão de representação da companhia e responsável por sua administração direta. Atualmente, a Diretoria estatutária é composta de 11 membros, eleitos pelo Conselho de Administração para um mandato de dois anos, podendo ser reeleitos.

 

Renato Alves Vale
Diretor Presidente, atendendo o Grupo CCR em outras unidades/outros cargos

Ítalo Roppa
Diretor vice-presidente de Gestão de Negócios, atendendo o Grupo CCR em outras unidades/outros cargos

José Braz Cioffi
Diretor vice-presidente de Gestão de Negócios, atendendo o Grupo CCR em outras unidades/outros cargos

Ricardo Antônio Mello Castanheira
Vice-presidente de Relações Institucionais

Arthur Piotto Filho
Diretor Financeiro e de Relações com Investidores, atendendo o Grupo CCR em outras unidades/outros cargos

Marcus Rodrigo de Senna
Diretor Jurídico, atendendo o Grupo CCR em outras unidades/outros cargos

Leonardo Couto Vianna
Diretor de Novos Negócios, atendendo o Grupo CCR em outras unidades/outros cargos

Antonio Linhares da Cunha
Diretor de Desenvolvimento Empresarial, atendendo o Grupo CCR em outras unidades/outros cargos

Paulo Yukio Fukuzaki
Diretor de Planejamento e Controle, atendendo o Grupo CCR em outras unidades/outros cargos

Ricardo Bisordi de Oliveira Lima
Diretor de Negócios

Francisco de Assis Nunes Bulhões
Diretor de Comunicação e Sustentabilidade desde, atendendo o Grupo CCR em outras unidades/outros cargos

SAIBA MAIS

Para conhecer a experiência dos diretores, consulte o site de Relações com Investidores do Grupo CCR no link.

 

Ética e integridade

Ao longo dos anos, a companhia vem implementando várias políticas, com o objetivo de melhor adequar as suas ações ou iniciativas, bem como estabelecer princípios internos relevantes e regras de conduta. Dentre elas: DMA Combate à corrupção

  • Política Empresa Limpa – detalha os aspectos da Lei nº 12.846 e define os limites de atuação das Unidades de Negócio e dos colaboradores no relacionamento com o poder público.
  • Política de Divulgação e Negociação – estabelece elevados padrões de conduta e transparência para adequar a política interna da companhia ao princípio de transparência no uso e na divulgação de informações relevantes e na negociação de valores mobiliários.
  • Política para Transações com Partes Relacionadas – estabelece as regras para dirimir eventuais conflitos de interesses relacionados ao desenvolvimento das atividades da empresa e/ou a qualquer deliberação da administração, ou de acionistas, e/ou de suas controladas, principalmente no que diz respeito às transações com partes relacionadas. A política visa: assegurar que as transações entre as partes relacionadas sejam realizadas em termos menos favoráveis às empresas do Grupo CCR do que seriam caso fossem realizadas com terceiros que não são partes relacionadas, sob as mesmas circunstâncias ou em cenários similares; e, primordialmente, sempre atender aos interesses da empresa em detrimento de quaisquer outros.
  • Política de Gestão de Pessoas – define as políticas, as diretrizes, os critérios e as responsabilidades pela gestão de pessoas.
  • Política de Remuneração e Benefícios – define as políticas, as diretrizes e os critérios sobre a remuneração dos colaboradores.
  • Política de Responsabilidade Social – estabelece diretrizes de atuação junto aos públicos de interesse – acionistas, colaboradores, usuários, fornecedores e comunidades próximas às operações do Grupo.
  • Política de Meio Ambiente – orienta a condução das questões relacionadas ao meio ambiente do Grupo CCR, em conformidade com os princípios da sustentabilidade, atuando na gestão responsável dos aspectos ambientais e na mitigação dos seus impactos.
  • Política Corporativa sobre Mudanças Climáticas – estabelece compromissos e diretrizes para a gestão de riscos e impactos das mudanças climáticas nos negócios da companhia, além de fornecer mecanismos para controle, redução, mitigação e adaptação dos efeitos da concentração de gases de efeito estufa.

 

Saiba mais

Para acessar o Código de Conduta e Ética e as políticas, visite o site de Relações com Investidor do Grupo CCR .

Em formato de game learning, o treinamento on-line foi realizado de forma lúdica e interativa, com aspectos que refletiram o ambiente de trabalho

 

Linha Ética CCR

Instituída em 2015, a Linha Ética CCR é um canal exclusivo para o recebimento de comunicações de situações que estejam em desacordo com a Política da Empresa Limpa e com o Código de Conduta Ética da companhia. A operação dessa linha é conduzida exclusivamente por uma empresa externa, garantindo a privacidade e o sigilo na comunicação. Todos os relatos são investigados, desde o mais simples até as situações de suposta prática de alguma irregularidade administrativa.