Ecoeficiência operacional

Ecoeficiência operacional

Os benefícios ambientais das concessões do Grupo CCR para os grandes centros urbanos são significativos. Os sistemas metroviários de São Paulo e de Salvador e o VLT no Rio de Janeiro, por exemplo, são movidos a energia elétrica e contribuem para a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) na medida em que promovem a substituição de veículos movidos a combustíveis fósseis.

Para incentivar os usuários a adotarem o metrô como meio principal de locomoção, a CCR Metrô Bahia lançou em 2017 a campanha “Bora de Metrô!”, com filmes publicitários exibidos na televisão e divulgação de informações relevantes para os passageiros. Além disso, o Grupo CCR discute com o poder municipal as adequações das linhas de ônibus na cidade, a fim de garantir a melhor integração com o metrô e trazer mais benefícios para a população local.

Na ViaQuatro, a atenção com o meio ambiente se desdobra também em iniciativas de engajamento e conscientização dos usuários. Uma das iniciativas do último ano foi a Casa Sustentável, uma instalação itinerante autossuficiente em energia que sensibilizou passageiros exibindo soluções para moradias com menor impacto ambiental.

Outro destaque foi a celebração de 30 anos do Protocolo de Montreal, tratado internacional para a proteção da camada de ozônio. A campanha envolveu a adesivação de ambientes, vídeos nos monitores dos trens e plataformas e o convite para os usuários interagirem nas redes sociais.

Principais indicadores, Emissoes de gases de Efeito estufa (mil to CO2e)
Principais indicadores, Emissoes de gases de Efeito estufa (mil to CO2e)