Disque CCR Barcas
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FAQ

Esclareça suas principais dúvidas sobre os serviços, operações e outras informações sobre a CCR Barcas.

Se sua dúvida não for esclarecida, você pode entrar em contato por meio do nosso Fale Conosco.

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ACHADOS E PERDIDOS

a - Em caso de perda ou dano de algum objeto, orientamos que o fato seja comunicado ao Serviço de Atendimento ao Usuário (estações).
b - Os documentos/objetos permanecem na empresa por 1 mês e depois vão para a Agência Central dos Correios, na Av. Presidente Vargas, Centro do Rio. Depois do mesmo prazo, os objetos são doados para instituições de caridade do Rio de Janeiro, de Niterói e de São Gonçalo. Alimentos (perecíveis ou não perecíveis) são descartados imediatamente.

ANIMAIS

 

a - O embarque de animais domésticos é permitido somente em bolsas apropriadas, casinholas ou com focinheira. 


b - O transporte é permitido em todas as linhas e em todos os horários, de acordo com a disponibilidade e lotação.


c - O transporte de animais em grande quantidade deverá ser submetido primeiramente à avaliação da CCR Barcas.


d - Exceção para cães-guia: sem restrições. Não precisarão ser transportados em equipamentos específicos.

 

e - É garantido à pessoa com transtornos mentais o embarque acompanhado do cão de suporte emocional desde que seja apresentado o atestado médico emitido por um psiquiatra ou psicólogo indicando o benefício do tratamento com o auxílio do animal. Esse documento deve ser renovado a cada seis meses. Além disso, é necessário apresentar os seguintes documentos do cão de suporte emocional: crachá da cor branca afixado no colete, contendo nome do tutor, nome do cão, fotografia e raça; colete da cor vermelha com a identificação de "suporte emocional"; carteira de vacinação atualizada, com comprovação da vacinação múltipla e antirrábica, assinada por médico veterinário; e certificado de adestramento.  

AR-CONDICIONADO EM CATAMARÃS SOCIAIS

Apesar de o contrato de concessão não prever a disponibilidade de sistema de ar-condicionado nas linhas sociais, a CCR Barcas trabalha para que, sempre que possível, embarcações com sistema de refrigeração sejam disponibilizadas na linha Arariboia. Vale ressaltar que não existem embarcações fixas para linhas ou horários, uma vez que os barcos são utilizados conforme a demanda e a disponibilidade, sempre em concordância com o referido contrato. Ao longo do dia, pode haver embarcações, temporariamente, atracadas nas estações. O procedimento é adotado para que serviços de manutenção sejam realizados e, com isso, os barcos operem em perfeitas condições.

ATRASOS

Diferentemente dos demais transportes de massa, as barcas estão sujeitas às condições do tempo. Nevoeiros, chuvas, ventos fortes, mar revolto e força das marés podem fazer com que as embarcações operem, por força dos procedimentos previstos nas regras internacionais de navegação, com velocidade reduzida, alterando o tempo médio da travessia. A grande quantidade de lixo na baía também influi na velocidade de travessia.

FILAS

A formação de filas durante os horários de maior movimento acontece por conta do travamento eletrônico das roletas de acesso à estação. O travamento das roletas é uma medida de segurança para garantir que o número de passageiros a embarcar não seja superior à capacidade da embarcação da vez.

GRATUIDADES

 

a - Pessoas com idade superior a 65 anos (Lei 10.741/03) –  têm direito à gratuidade, com apresentação de documento com foto que comprove a idade.

 

b -  Estudantes da Rede Pública dos ensinos Fundamental e Médio (Lei 4.510/05) – têm direito à gratuidade no trajeto casa-escola-casa. É obrigatória a apresentação do cartão:

i. RioCard Gratuidade Escolar (nas linhas Cocotá e Paquetá);

ii. RioCard Estudante Federal (nas linhas Arariboia, Cocotá e Paquetá);

iii. Não há gratuidade para essa categoria na linha seletiva de Charitas.

 

c - Pessoas com necessidades especiais (Lei 4.510/05) – pessoas com deficiência física comprovada têm direito à gratuidade, além de pessoas com doença crônica física ou mental, que exija tratamento continuado, com respectivo acompanhante, desde que possuam passe especial contendo informação “com acompanhante”.

i. É obrigatória a apresentação do cartão RioCard Especial, nas linhas Paquetá e Cocotá;         

ii. Na linha Arariboia e nas linhas da DivSul, é obrigatória a apresentação do cartão RioCard Passe Especial;

iii. Não há gratuidade para essa categoria na linha seletiva de Charitas. 

 

d - Menores de 6 anos não pagam passagem, porém é necessário apresentar certidão de nascimento e estar acompanhado de um responsável.

 

e - Agentes de Inspeção do Ministério do Trabalho e Previdência Social (Decreto-lei 5.452/53) –  esses profissionais têm direito à gratuidade, desde que estejam em serviço e apresentem identidade funcional.

 

f - Inspetores Navais da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ), devidamente uniformizados e identificados, em ação de inspeção, têm direito à gratuidade.

 

g -  Agentes da Agetransp: Contrato de Concessão (cláusula 23 § único) - em serviço, têm direito à gratuidade, portando carteira ou crachá funcional.

 

 

 

 

HORÁRIO DA MADRUGADA

O transporte da linha Praça XV-Praça Arariboia, entre meia-noite e 5 horas, foi suprimido em comum acordo com o Governo do Estado. Tal medida decorreu da verificação da baixa demanda, que não atinge a quantidade mínima de passageiros para justificar o transporte de massa. 

MANUTENÇÃO DAS EMBARCAÇÕES

A frota da CCR Barcas passa por manutenção preditiva (com acompanhamento periódico dos equipamentos), preventiva (planejada para evitar ocorrências) e corretiva (reparos imediatos). Todas as embarcações da concessionária são mantidas em perfeito estado de conservação e estão totalmente aptas a operarem nas travessias, sendo vistoriadas regularmente pela Capitania dos Portos.

PASSAGEIROS SENTADOS NAS ESCADAS

A CCR Barcas sinaliza as estações e as embarcações, orientando o usuário a cumprir regras de segurança durante a viagem e no embarque. Uma delas é para as pessoas não sentarem nas escadas durante a viagem. Além da mensagem veiculada pelo sistema de som das embarcações, os tripulantes são instruídos a pedir que os usuários não sentem nas escadas, mas não podem obrigá-los a sair.

POLÍTICA DE QUALIDADE DA CCR BARCAS

A direção da CCR Barcas, empresa responsável pelo transporte aquaviário de passageiros do Rio de Janeiro, tem como compromisso cumprir, junto aos seus usuários e colaboradores, os objetivos estabelecidos em seu SISTEMA DE GESTÃO DE QUALIDADE.

 

USUÁRIOS:

Atender às necesidades dos usuários, oferencendo conforto, segurança e pontualidade.

 

RESPEITO AO MEIO AMBIENTE:

Desempenhar suas atividades com eficiência, minimizando os riscos ao meio ambiente.

 

COLABORADORES:

Valorizar seus colaboradores, oferecendo bom ambiente de trabalho, treinamento e desenvolvimento.

 

MELHORIA CONTÍNUA:

Buscar contitnuamente a melhoria da eficácia do seu SISTEMA DE GESTÃO DE QUALIDADE

 

NOSSOS VALORES:

Ousadia: Proatividade, criatividade e persistência para buscar desafios e superar limites.

Desprendimento: O caminho para o crescimento das pessoas e da empresa.

Respeito: Pelo outro, pela vida e pela natureza.

Integridade: Fundamento das relações pessoais e profissionais.

Autonomia: Liberdade de ação com responsabilidade.

 

 

 

SOBRE A CCR BARCAS

Empresa do Grupo CCR, a CCR Barcas é responsável pelo transporte aquaviário no Rio de Janeiro, transportando, em média, 40 mil passageiros por dia. A concessionária tem 15 embarcações, cerca de 750 colaboradores e opera seis linhas em cinco estações e três pontos de atracação.

SUPERLOTAÇÃO

A CCR Barcas não permite que ocorra superlotação em suas embarcações. A concessionária possui sistema eletrônico de contagem de passageiros que trava as roletas de acesso à estação, quando o número de pessoas a embarcar atinge a capacidade da barca da vez. Para reforçar ainda mais a segurança, a empresa dispõe de contagem manual de passageiros e marcações no piso, que servem para identificar aproximadamente a quantidade de pessoas prontas para embarcar.

TARIFAS

a - A tarifa das linhas sociais é de R$ 7,70.
b- A tarifa aquaviária turística das linhas da Divisão Sul (Mangaratiba-Ilha Grande-Angra dos Reis) é de R$ 20,50.
c-  A tarifa da linha seletiva Charitas é R$ 21,00.  
 

TRANSPORTE DE BICICLETAS

O transporte de bicicletas, patinetes e scooters elétricas nas embarcações da linha Arariboia é autorizado, desde que não haja a necessidade de regulamentação junto ao órgão de trânsito competente (Detran) e seja possível a alocação nos bicicletários das embarcações, localizados na parte externa ao convés. Na linha Charitas é permitido apenas o transporte de bicicletas dobráveis. Já nas linhas Cocotá e Paquetá são permitidas apenas bicicletas.