Instituto CCR
Ação faz parte de parceria pela qual Empresa se torna a principal patrocinadora do Museu. Acordo tem início com o apoio à exposição temporária “Essa nossa canção”.
Escrito por Grupo CCR, en 12/07/2023
Museu da Língua Portuguesa
A partir desta semana, o Grupo CCR patrocinará a entrada gratuita no Museu da Língua Portuguesa (MLP) aos sábados, dia de maior afluxo de visitantes. A ação integra as medidas previstas em acordo, a ser assinado nesta quarta, no qual a Empresa assume o patrocínio principal da Temporada 2023/2024 do Museu. O marco inicial desta parceria, viabilizada pelo Instituto CCR – entidade responsável pelos projetos socioculturais do Grupo – via Lei Federal de Incentivo à Cultura, é a exposição temporária “Essa nossa canção”, que entra em cartaz nesta sexta-feira, 14 de julho.
Sob curadoria de Carlos Nader e Hermano Vianna, com consultoria especial de José Miguel Wisnik e coordenação geral de Isa Grinspum Ferraz, a mostra destaca a riqueza e diversidade da língua portuguesa através da canção popular brasileira. Os ritmos nacionais serão representados do rock ao samba, do funk ao axé e do sertanejo à bossa nova.
O apoio aos museus se insere na política da CCR de incentivo à educação e à cultura nas suas áreas de atuação. O Museu da Língua Portuguesa está situado na Estação da Luz, servida pela linha 4 amarela de metrô, gerenciada pelo Grupo. “Acreditamos que o acesso à cultura é fator determinante para a mobilidade social, daí a importância de patrocinarmos a visitação gratuita aos sábados no MLP. Através do Instituto CCR continuaremos alargando nossas parcerias para contribuirmos para a democratização da cultura”, afirma Miguel Setas, CEO do Grupo CCR.
Outras iniciativas
Além do patrocínio ao Museu da Língua Portuguesa, desde 2022, por meio do seu Instituto, a CCR é mantenedora do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. O apoio à entidade permitiu a retomada das visitas grátis às terças-feiras, pelo programa Terças Gratuitas, estimulando a inclusão social. Neste ano, a Companhia também passou a promover visitas ao Museu das Favelas, em São Paulo, para escolas e associações de moradores, viabilizando transporte e alimentação.
Em sua trajetória, a Empresa patrocina há sete anos a Flipelô (Feira Literária Internacional do Pelourinho), em Salvador. Neste ano, além de contribuir com a realização do festival, a CCR promoverá a campanha “Viajando Pelos Caminhos da Cultura” para ampliar a visibilidade do evento.