Instituto CCR

Programa Caminhos para a Saúde realiza campanha de prevenção ao colesterol e exames nos postos da CCR

Ação é realizada nos postos fixos e itinerantes do programa; colesterol vira fator de risco para doenças cardiovasculares

Foto del autor de la noticia

Escrito por Grupo CCR, en 07/08/2023

Você sabia que 57% dos casos de infarto no Brasil poderiam ser evitados se o colesterol alto fosse tratado adequadamente? Esses dados são da pesquisa InterHeart, que investigou os principais fatores de risco para infarto agudo do miocárdio. Pensando neste cenário, durante o mês de agosto, o Programa Caminhos para a Saúde, do Instituto CCR, realiza campanha de conscientização para a prevenção e controle do colesterol.

 

Os postos fixos e itinerantes do programa oferecem exames de colesterol aos diferentes públicos atendidos pela companhia. Eles são gratuitos e estão a cargo de equipes de enfermagem, responsáveis ainda por repassar as orientações necessárias para os cuidados com o colesterol. Um material com informações sobre o colesterol foi especialmente elaborado para a campanha.

 

Dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia mostram que as doenças cardiovasculares são as principais responsáveis pelos óbitos registrados anualmente no país. O desenvolvimento dessas doenças está associado a diversos fatores de risco, dentre eles o aumento do colesterol.


Fatores de risco

Os principais fatores de risco são a obesidade, uso de bebidas alcoólicas, alimentação inadequada, estilo de vida sedentário, tendências genéticas e hipotireoidismo e hipertireoidismo. A prevenção é simples e eficiente, desde que algumas dicas sejam seguidas. Cortar o cigarro e bebidas alcoólicas, realizar atividades físicas diariamente, fazer exames médicos com profissional de confiança pelo menos uma vez ao ano, fazer uso de medicamentos somente com recomendação médica e, por fim, adotar uma alimentação saudável. Prefira incluir frutas, legumes e vegetais em sua alimentação, evitando o consumo de sucos industrializados, refrigerantes e excesso de açúcar.

 

Outras informações do Programa Caminhos para a Saúde, podem ser consultadas no site: www.institutoccr.com.br.