Movilidad Urbana

ViaMobilidade recebe quarto novo trem para as Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda

Foto del autor de la noticia

Escrito por Grupo CCR, en 04/09/2023

Novo trem ViaMobilidade (Crédito Lucas Mendes)

A ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos de São Paulo, recebeu neste fim de semana o quarto novo trem de um lote de 36 unidades adquiridas da fabricante Alstom.

Antes de ingressar na operação, a composição passará por uma série de testes que garantem a segurança e o conforto dos passageiros. Os trens da série 8900 fazem parte de um pacote de investimentos de R$ 4 bilhões previstos para os três primeiros anos de concessão, em um contrato válido por 30 anos.

O primeiro novo trem já está em operação desde o início de junho, enquanto o segundo foi inserido em agosto e o terceiro está em fase final de testes. Cada composição adquirida pela ViaMobilidade conta com oito carros (vagões).

 

Tecnologia moderna e itens de conforto

Com design moderno, as novas composições trazem as cores cinza e verde para fazer alusão às Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, respectivamente. Além disso, os trens são mais leves, feitos de aço inoxidável com durabilidade de mais de 40 anos, possuem janelas e portas mais amplas. Outra vantagem é que consomem menos energia elétrica.

Para garantir o conforto dos passageiros, as composições são equipadas com ar-condicionado e vêm com salão contínuo, que permite liberdade de movimento dos passageiros entre os carros.

Além disso, possuem pega-mão para pessoas de diversas estaturas e espaços reservados para pessoas com deficiência, além de assentos com sinalização de uso preferencial.

Os trens também trazem tecnologias modernas: contagem de passageiros, mapas dinâmicos de linhas, monitores e vigilância por vídeo, câmeras retrovisores, além de detectores e extintores de incêndio. Visando a segurança, todos os materiais dos revestimentos e equipamentos são antichamas.

 

Sobre a ViaMobilidade Linhas 8 e 9:

A ViaMobilidade Linhas 8 e 9 é a concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos de São Paulo. A Linha 8-Diamante é composta por 22 estações, ligando Júlio Prestes a Amador Bueno, com integração nas linhas 3-Vermelha e 7-Rubi. Já a Linha 9-Esmeralda, que conecta Mendes-Vila Natal a Osasco, possui 20 estações e faz integração com as linhas 4-Amarela, 5-Lilás e 8-Diamante. E, futuramente, com a Linha 17-Ouro de monotrilho.

 

Informações à imprensa – ViaQuatro e ViaMobilidade

InPress Porter Novelli

 mobilidadeccr@inpresspni.com.br