Instituto CCR

Grupo CCR homenageia Tarsila do Amaral com patrocínio de espetáculo no Rio de Janeiro e exposição em São Paulo

Tarsila é a terceira artista participante do Projeto Centenários, do Instituto CCR, que promove o legado de grandes nomes da cultura brasileira

Foto do autor da notícia

Escrito por Grupo CCR, em 29/05/2024

Espetáculo - Tarsila, a brasileira (Créditos Paschoal Rodriguez)

O Grupo CCR, a maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, irá promover uma série de ações culturais em homenagem à Tarsila do Amaral, umas das maiores pintoras brasileiras de todos os tempos, por meio do Projeto Centenários. Entre as iniciativas está o patrocínio da temporada do espetáculo "Tarsila, A Brasileira", no Rio de Janeiro, e uma exposição sobre à artista na Estação Oscar Freire da Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo, em junho. 

Em uma produção inteiramente nacional, a peça marcou o retorno da atriz Claudia Raia aos palcos como protagonista e produtora deste sucesso de crítica e público. O musical, que retrata a vida de Tarsila do Amaral, esteve em cartaz em São Paulo, no Teatro Santander, até o dia 26 de maio, e agora Claudia Raia e elenco partem para o Rio de Janeiro para exibições em um único final de semana no Vivo Rio, com cinco sessões, que acontecem: 31 de maio, sexta-feira, às 21h; 1º de junho, sábado às 17h e às 21h; e 2 de junho, domingo, às 16h e 20h. Informações sobre ingressos: https://bileto.sympla.com.br/event/93434/d/252774

 

Projeto Centenários

Para ampliar a homenagem à pintora, desenhista, escultora, ilustradora, cronista e tradutora modernista, que marcou a história da arte brasileira no século XX, o Grupo CCR levará à estação Oscar Freire, da Linha 4-Amarela, uma exposição com conteúdos digitais sobre a trajetória de Tarsila, além da adesivação de paredes da estação com obras da artista, entre elas o "Autorretrato (Manteau Rouge)", de 1923

A mostra imersiva, que irá começar a partir da segunda quinzena de junho, contará com vídeos em libras, textos em braile e tinta, narração, audiodescrição e quadros táteis, garantindo a acessibilidade e a inclusão. Com o recorte curatorial abrangendo a vida de Tarsila, entre 1922 e 1923, a exposição contará com um espaço imersivo instagramável e uma instalação artística inspirada na obra “As Margaridas de Mário de Andrade”, fazendo alusão a uma surpresa feita por Mário de Andrade a Tarsila do Amaral.

Essa será a terceira mostra promovida dentro do Projeto Centenários, uma realização do Instituto CCR com o objetivo de aproximar os 3 milhões de clientes dos trens, metrôs, VLTs e barcas operados pelo Grupo CCR do legado de grandes expoentes das artes brasileiras que estejam completando ou tenham completado seu centenário. Estão sendo realizadas exposições sobre Tomie Ohtake e Cândido Portinari nas estações Faria Lima e Higienópolis-Mackenzie da Linha 4-Amarela, respectivamente.

“Nos orgulhamos em promover a cultura e fortalecer a identidade brasileira. Honrar essa renomada artista, por meio do apoio ao musical ou da realização de exposição em uma das nossas estações, reflete nosso compromisso em democratizar o acesso à cultura, aproximando as pessoas cada vez mais de uma figura que deixou a sua marca na história da arte brasileira do século XX”, ressalta a diretora de Sustentabilidade, Inovação e Responsabilidade Social do Grupo CCR, Renata Ruggiero.

"É com imensa alegria e gratidão que vejo o legado de minha tia-avó, Tarsila do Amaral, ser celebrado de maneira tão grandiosa e acessível. A iniciativa do Grupo CCR em promover ações culturais que homenageiam a vida e obra de Tarsila é um verdadeiro presente para todos nós. A peça 'Tarsila, A Brasileira', protagonizada pela talentosa Claudia Raia, e a exposição na Estação Oscar Freire são formas maravilhosas de manter viva a memória e a importância de Tarsila para a arte brasileira. A inclusão de recursos de acessibilidade na exposição é um passo significativo para garantir que todos possam apreciar e se conectar com a obra de Tarsila. Agradeço ao Grupo CCR por essa homenagem e por seu compromisso em democratizar o acesso à cultura, permitindo que mais pessoas conheçam e se inspirem na trajetória de Tarsila do Amaral. Que essas ações culturais continuem a fortalecer nossa identidade e a enriquecer a vida de todos que têm a oportunidade de vivenciá-las.", afirma Tarsilinha do Amaral, sobrinha-neta da artista.