Instituto CCR

Junho Violeta: Instituto CCR, ViaQuatro e ViaMobilidade realizam ações no mês de combate à violência contra idosos

Cinco estações promovem ações simultâneas para orientar e ampliar a conscientização, com a participação de educadores do Instituto Velho Amigo

Foto do autor da notícia

Escrito por Grupo CCR, em 14/06/2024

Quase 74 mil denúncias de violência contra idosos foram registradas no Disque Direitos Humanos, o Disque 100, no primeiro trimestre deste ano. Os dados revelam um aumento alarmante nos casos de abuso até o início de junho deste ano. Entre os abusos mais comuns estão negligência, exposição de risco à saúde, tortura psíquica, maus tratos e violência patrimonial. Comparado aos mesmos períodos de 2024 e 2023 (janeiro a junho), houve um aumento de 14%.

Com o objetivo de informar e ajudar a prevenir qualquer tipo de violência contra a população com mais de 60 anos, o Instituto CCR, a ViaMobilidade e a ViaQuatro se uniram ao Instituto Velho Amigo em ações ao longo deste mês, aproveitando o 15 de junho, declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2006 como o Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

Uma das ações deste mês ocorrerá na sexta-feira, 14, para quando está programada a participação de educadores do Instituto Velho Amigo distribuindo marcadores e laços lilás em cinco estações - Pinheiros, Jardim Silveira, Vila Sônia, Paulista e Santa Cruz, entre 12h e 15h. A ideia é que eles abordem os passageiros para falar sobre o projeto e a importância da data, acompanhados de pessoas idosas.

"Há 25 anos, o instituto tem se dedicado incansavelmente à defesa dos direitos das pessoas idosas. Nosso compromisso é garantir que nossa sociedade envelheça com respeito, cuidado e amparo. No mês de Junho Violeta, intensificamos nossos esforços para combater a violência e a discriminação enfrentadas por esse público. Falar sobre este assunto tem contribuído para uma maior visibilidade das questões enfrentadas por essa população e para a mobilização de recursos e apoio em prol de um envelhecimento digno”, Débora Di Conti, Diretora Executiva do Instituto Velho Amigo.

A violência contra pessoas idosas é um problema que assusta e preocupa nossa sociedade. Globalmente, cerca de 15,7% da população com mais de 60 anos relata ter sofrido violência, segundo a Organização Mundial da Saúde. Em 2023, os registros subiram para 202,3 mil no primeiro trimestre e alcançaram 245,7 mil no primeiro semestre de 2024.

No primeiro semestre deste ano, o Disque 100 registrou 74.620 denúncias e 429.775 violações contra pessoas idosas. No mesmo período de 2023, foram 65.331 denúncias e 386.642 violações.

Ainda ao longo deste mês, marcado pelo combate à violência contra idosos e conhecido como Junho Violeta, as Estações Jardim Silveira (Linha 8-Diamante); Paulista e Vila Sônia (Linha 4-Amarela); e Santa Cruz (Linha 5-Lilás) serão iluminadas de lilás, a partir desta quinta (14). A Estação Pinheiros (Linha 9-Esmeralda) já ganhou iluminação na parte interna.

Consciente da importância do tema, a ViaMobilidade e a ViaQuatro promoverão ainda palestras para seus colaboradores, também em parceria com o Instituto Velho Amigo, entre os dias 17 e 26 para orientar e propor melhorias no atendimento à população acima de 60 anos em todos os serviços das Linhas.

Serviço:
Junho Violeta
Data:
14 de junho de 2024
Horário:
das 12h às 15h

Locais: Nas estações
- Pinheiros, Linha 9-Esmeralda
- Jardim Silveira, 8-Diamante
- Vila Sônia, Linha 4-Amarela
- Paulista, Linha 4-Amarela
- Santa Cruz, Linha 5-Lilás