Instituto CCR

Museu das Favelas recebe prévia sobre Feira Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô)

Campanha “Viajando pelos Caminhos da Cultura” amplia alcance do evento por diversas cidades do Brasil

Foto do autor da notícia

Escrito por Grupo CCR, em 17/07/2023

Itamar Vieira Júnio e José Inácio em evento no Museu das Favelas, em São Paulo

Itamar Vieira Júnio e José Inácio em evento no Museu das Favelas, em São Paulo

A contagem regressiva para a Feira Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô) teve início na tarde desta sexta-feira (14), no Museu das Favelas, em São Paulo. A campanha “Viajando pelos Caminhos da Cultura”, idealizada pelo Grupo CCR, por meio do Instituto CCR, trouxe para a capital paulista um recorte das expectativas para o grande evento em Salvador, previsto para acontecer em agosto.

O Museu das Favelas, que também recebe apoio da empresa, através do Instituto, foi o local escolhido para trazer um pouco da literatura baiana para São Paulo. O evento, pensado para ampliar a visibilidade da Flipelô contou com a participação de Itamar Vieira Júnior, autor de Torto Arado e Salvar o Fogo, José Inácio Vieira Mel, poeta alagoano, e Paloma Amado, autora e filha de Jorge Amado.

Para Jéssica Trevisan, Gerente de Responsabilidade Social do Instituto CCR, levar para São Paulo um debate sobre a importância da Flipelô e dos autores baianos para a literatura nacional contribui para o propósito do Grupo CCR de democratizar o acesso à cultura. “Nosso país tem dimensões continentais e promover encontros que nos permitam dar ainda mais visibilidade para um evento tão rico como a Flipelô vai ao encontro do nosso objetivo de contribuir cada vez mais para ampliar o contato dos brasileiros com diferentes momentos e expressões culturais.”

Já para a Diretora da Fundação Casa de Jorge Amado, Angela Fraga, a oportunidade de levar a Flipelô para dentro do Museu das Favelas reforça a vocação do evento de ampliar cada vez mais o contato do público com obras e autores nacionais que marcaram gerações e com novos talentos que surgem a cada ano.

Durante o bate-papo, os autores Itamar Vieira Júnior e José Inácio Vieira Mel, também reforçaram a vocação da Flipelô para se tornar um grande evento de abrangência nacional. “A Flipelô é um evento extremamente importante, que possibilita aos leitores a conexão com autores e o entendimento mais profundo sobre a criação de suas obras”, destacou Itamar.

Já Paloma Amado, ressaltou a importância da Feira Literária Internacional do Pelourinho trazer para os visitantes a possibilidade de vivenciarem a Bahia e a riqueza cultural do Pelourinho.

E seguindo com as ações da campanha “Viajando pelos Caminhos da Cultura”, os preparativos para a Feira Literária Internacional ainda percorreram outras cidades do país. Um livro interativo com as obras de Jorge Amado e Mãe Stella de Oxóssi, autora homenageada desta edição, foi exposto em 4 aeroportos operados pela CCR, de forma itinerante: Curitiba, Goiânia, São Luís e Foz do Iguaçu. Neste ano, a Flipelô acontece entre os dias 9 e 13 de agosto.

 

Para saber mais sobre a Festa Literária Internacional do Pelourinho, acesse: https://flipelo.com.br/

 

Mais sobre o Instituto CCR: www.institutoccr.com.br.

 

Informações à imprensa
InPress Porter Novelli

ccr@inpresspni.com.br