Aeroportos

BH Airport é reconhecido como o melhor aeroporto em satisfação de passageiros

Resultado da Pesquisa Nacional de Satisfação de Passageiros reforça a qualidade dos serviços prestados no terminal mineiro na categoria entre 5 e 10 milhões de passageiros

Foto do autor da notícia

Escrito por Grupo CCR, em 21/02/2024

CCR Aeroporto Curitiba (Crédito Arquivo CCR)

Realizada anualmente pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) com os aeroportos concedidos à iniciativa privada, a mais recente pesquisa Indicadores de Qualidade de Serviço (IQS) apontou os Aeroportos Internacionais de Belo Horizonte (CNF) e de Curitiba (CWB) como os mais bem avaliados na oferta de serviços apropriados para passageiros e demais usuários do transporte aéreo.

 

Desde 2022, o maior aeroporto do Paraná é administrado pela CCR Aeroportos, que também é acionista referência da BH Airport, consórcio responsável por Confins. Outros dez aeroportos brasileiros concedidos à iniciativa privada são avaliados pelo IQS: Natal (RN), Brasília (DF), Guarulhos (SP), Campinas (SP), Galeão (RJ), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Salvador (BA) e Recife (PE).

 

Na pesquisa, são levados em consideração itens como conforto térmico, condições de elevadores e escadas rolantes, tempo em fila de inspeção, restituição de bagagem, limpeza, custo-benefício dos restaurantes, acesso à informação e acesso aos terminais. Eles contribuem para o cálculo do Fator Q, criado pela ANAC para medir o desempenho dos administradores dos aeroportos.

 

Em Belo Horizonte, a CCR Aeroportos acredita que três pontos foram fundamentais para levar o maior terminais aeroportuário de Minas a atingir pontuação máxima na pesquisa: disponibilização de carrinhos elétricos para deslocamento dos passageiros rumo ao portão de embarque, além de esteiras para agilizar o deslocamento dos passageiros; ampliação do mix de alimentação e aumento na frequência da limpeza do terminal de passageiros.

 

Já em Curitiba, quatro fatores justificam o êxito: melhoria do sistema de climatização, melhoria da sinalização interna, ampliação do mix de alimentação (em pouco mais de um ano, o número de restaurantes e similares mais que triplicou) e aumento na frequência da limpeza do terminal de passageiros.

 

Sobre o Fator Q

 

O Fator Q é um instrumento de qualidade dos serviços prestados e é medido a partir da avaliação do cumprimento do IQS. Ele varia de -7,5% a 2%, isto é, os aeroportos com mau desempenho recebem -7,5% e os que performam bem ficam com 2%. Os líderes do último levantamento atingiram 1,9954% (Confins) e 1,9783% (Curitiba), consolidando-se na primeira e segunda colocações, respectivamente.

 

Para o CEO da CCR Aeroportos, Fabio Russo, o resultado da última pesquisa da ANAC reflete o compromisso de todos que colaboram com a administração dos dois aeroportos. “É fruto de um trabalho incansável que temos desempenhado tanto em Curitiba como em Confins, ao lado dos demais parceiros que compõem BH Airport. Nosso desafio é manter estes excelentes índices e replicá-los nos outros 18 aeroportos que administramos no Brasil e na América Latina”, destaca.

 

Sobre a CCR Aeroportos

 

A CCR Aeroportos é uma divisão de negócios do Grupo CCR que opera 20 aeroportos no mundo, firmando sua presença em quatro países e nove estados brasileiros. Com a recente expansão a empresa se consolidou como uma das maiores operadoras em número de aeroportos no Brasil. Ao todo administra 17 aeroportos brasileiros: São Luís e Imperatriz, no Maranhão; Palmas, no Tocantins; Teresina, no Piauí; Petrolina, em Pernambuco; Goiânia, em Goiás; o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, por meio da BH Airport, e o Aeroporto da Pampulha, em Minas Gerais; Curitiba, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu, no Paraná; Navegantes e Joinville, em Santa Catarina; e Pelotas, Uruguaiana e Bagé, no Rio Grande do Sul. No exterior, a empresa opera os aeroportos de Juan Santamaria (Costa Rica), Quito (Equador) e Curaçao (Antilhas Holandesas). Em todas estas operações, a CCR Aeroportos movimenta cerca de 42 milhões de passageiros por ano.

 

Mais informações à imprensa


InPress Porter Novelli
Glauco Nascimento | (11) 98916-3443 | glauco.nascimento@inpresspni.com.br
Mariana Belloti | (11) 99977-7382 | mariana.belloti@inpresspni.com.br