Matriz de Materialidade

Matriz de materialidade

Os temas materiais que definem o escopo e os limites do Relatório Anual e de Sustentabilidade 2017 foram definidos em um ciclo de consultas com os públicos de interesse realizado em 2016. No último ano, essa matriz passou por um processo de amadurecimento e incorporação à gestão, com base nas oportunidades de melhoria do relato identificadas com o IIRC e representantes do mercado de capitais.

A partir disso, os temas materiais foram reagrupados em cinco temas corporativos e dois relacionados aos modais (rodovias, mobilidade urbana e aeroportos), refletindo sinergias de estrutura e gestão. O tema Excelência e Inovação foi incorporado em Qualidade do Serviço, e Relacionamento com Poder Concedente e Regulatório foi absorvido por Governança e Conduta Ética.

Estratégia e desempenho econômico do negócio

A eficácia da estratégia e o crescimento sólido do Grupo CCR fomentam o desenvolvimento de infraestrutura de qualidade, confiável, sustentável e resiliente, garantindo condições dignas de trabalho e prevenindo e minimizando impactos ambientais.

Governança e conduta ética

A adoção das melhores práticas de governança corporativa e dos mais elevados padrões de compliance contribuem para a tomada de decisão responsiva, inclusiva, participativa e representativa, assegurando a promoção dos direitos humanos, o combate à corrupção e o fortalecimento de um ambiente de negócios ético.

Relacionamento com stakeholders e desenvolvimento das regiões em que atua

O diálogo com as comunidades e a atuação do Instituto CCR impulsionam o acesso das populações à educação, cultura e saúde, amplificando esforços pelo desenvolvimento sustentável por meio da conscientização e sensibilização da rede de stakeholders do Grupo CCR.

Qualificação do capital humano

A gestão de pessoas, com foco na retenção de talentos, capacitação e garantia de um ambiente de trabalho motivador, promove o emprego pleno e produtivo, o trabalho decente e a erradicação de práticas trabalhistas degradantes.

Qualidade do serviço

A excelência nas operações dos modais (rodovias, mobilidade urbana e aeroportos) e a inovação corporativa melhoram as capacidades tecnológicas dos setores de atuação e proporcionam o acesso a sistemas de transporte seguros, acessíveis e sustentáveis, amparadas em políticas e práticas de gestão para a sustentabilidade empresarial.

Operação segura

A segurança das operações, dos colaboradores e dos usuários dos modais (rodovias, mobilidade urbana e aeroportos) é fundamental para o acesso aos sistemas de transporte e a urbanização inclusiva, com pleno respeito aos direitos humanos.

Ecoeficiência operacional

A busca incessante pela redução de impactos ambientais e a otimização no consumo de recursos naturais são premissas da gestão sustentável dos negócios, colaborando na construção de uma economia de baixo carbono e minimizando riscos à biodiversidade.

Clique aqui e saiba mais sobre o processo de materialidade