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Contexto e
desempenho

Impulso para as concessões

O Programa de Parcerias de Investimento (PPI), sob a responsabilidade do governo federal brasileiro, foi consolidado como a principal plataforma para impulsionar e destravar os investimentos em infraestrutura necessários no país em 2018. Entre as concessões planejadas estão aeroportos e rodovias que conectam centros produtivos importantes do país, nas regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

Cidades mais sustentáveis

O crescimento das metrópoles brasileiras é um fator determinante para o aumento da demanda por infraestrutura nos centros urbanos. A experiência e a atuação no segmento de mobilidade urbana posicionam estrategicamente o Grupo CCR para a conquista de novas concessões.

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Cidades mais sustentáveis

O crescimento das metrópoles brasileiras é um fator determinante para o aumento da demanda por infraestrutura nos centros urbanos. A experiência e a atuação no segmento de mobilidade urbana posicionam estrategicamente o Grupo CCR para a conquista de novas concessões.

O transporte sobre trilhos é considerado por especialistas uma das soluções mais indicadas para melhorar a intensidade do tráfego e a qualidade ambiental dos centros urbanos. A velocidade de deslocamento das composições, a quantidade de passageiros transportados e o uso da energia elétrica como propulsor, reduzindo as emissões de carbono, são fatores que justificam a ampliação desse tipo de investimento.

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Greve dos caminhoneiros

Em maio de 2018, os caminhoneiros paralisaram suas atividades temporariamente e bloquearam as estradas parcialmente para a passagem de veículos com cargas. O protesto, motivado pela alta crescente do custo do diesel, teve impacto direto nos resultados financeiros do Grupo CCR, devido à redução do tráfego nas concessões rodoviárias administradas pela companhia.

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Greve dos caminhoneiros

Em maio de 2018, os caminhoneiros paralisaram suas atividades temporariamente e bloquearam as estradas parcialmente para a passagem de veículos com cargas. O protesto, motivado pela alta crescente do custo do diesel, teve impacto direto nos resultados financeiros do Grupo CCR, devido à redução do tráfego nas concessões rodoviárias administradas pela companhia.

Uma das iniciativas adotadas pelo governo, atendendo a reivindicação da categoria, foi a isenção da cobrança dos eixos suspensos de caminhões que trafegam descarregados pelas rodovias. Portanto, tal procedimento que já era praticado nas rodovias federais desde 2015 passou também a ser praticado em concessões estaduais e municipais, impactando momentaneamente a geração de receitas das unidades estaduais e municipais, principalmente as administradas pela CCR Infra SP – até que se faça o reequilíbrio previsto em contrato.

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Evolução do tráfego

O tráfego consolidado nas rodovias administradas pelo Grupo CCR apresentou uma redução de 3% em 2018, na comparação com o ano anterior. Com a exclusão dos efeitos provocados pela isenção de cobrança dos eixos suspensos dos caminhões, essa retração foi de 0,3%.

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Evolução do tráfego

O tráfego consolidado nas rodovias administradas pelo Grupo CCR apresentou uma redução de 3% em 2018, na comparação com o ano anterior. Com a exclusão dos efeitos provocados pela isenção de cobrança dos eixos suspensos dos caminhões, essa retração foi de 0,3%.

No segmento de mobilidade urbana, o volume de passageiros transportados apresentou um crescimento da ordem de 45% na comparação com 2017, refletindo a conquista da nova concessão da Linha 5-Lilás. Nos aeroportos, o número de passageiros de embarque também subiu, com uma variação de 5% em relação ao ano anterior.

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Desempenho econômico

Em 2018, a receita líquida consolidada (excluindo receita de construção) do Grupo CCR apresentou um crescimento de 7,9% em relação ao ano anterior, totalizando R$ 8,1 bilhões. Esse crescimento foi impulsionado pelo início da operação da ViaMobilidade, mas também pelo reajuste das tarifas e crescimento dos negócios atuais.

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Desempenho econômico

Em 2018, a receita líquida consolidada (excluindo receita de construção) do Grupo CCR apresentou um crescimento de 7,9% em relação ao ano anterior, totalizando R$ 8,1 bilhões. Esse crescimento foi impulsionado pelo início da operação da ViaMobilidade, mas também pelo reajuste das tarifas e crescimento dos negócios atuais.

Os investimentos realizados em obras e melhorias nas concessões somaram R$ 2,1 bilhões e o EBITDA ajustado foi de R$ 4,1 bilhões, com uma margem de 50%. O lucro líquido atribuído aos acionistas atingiu R$ 782,7 milhões.

Em linha com o planejamento estratégico e a disciplina de capital que norteia a governança do Grupo CCR, o nível de endividamento da companhia manteve-se em um patamar que garante a capacidade de investimento e a competitividade para a ampliação do portfólio.

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