Urban Mobility
Promovido pelo Grupo CCR e Fundação Casa de Jorge Amado, a ação também conta com uma van disponibilizada pela CCR Metrô Bahia para traslado gratuito entre a Estação Campo da Pólvora de Metrô e o Pelourinho
written by Grupo CCR, on 14/09/2023
Mais de 10 mil visitantes já participaram da primeira edição do projeto “Uma Quarta de FreePelô”, entre maio e agosto deste ano. A ação, viabilizada pelo Grupo CCR em parceria com a Fundação Casa de Jorge Amado, promove o acesso gratuito, sempre às quartas-feiras, a diversos espaços culturais e instituições sediados no Centro Histórico de Salvador, e antecipou a Festa Literária Internacional do Pelourinho (FLIPELÔ), realizada em agosto.
O projeto também realiza atividades junto a escolas, levando estudantes e professores da rede pública de ensino ao Centro Histórico para participar das ações. O escritor e artista de teatro Uarlen Becker se apresentou em um dos encontros. Em junho, Becker conversou com alunos da Escola Estadual Batista Neves, localizada em Cajazeiras V, sobre o seu livro “O Menino Machado: Uma Fantasia sobre Machado de Assis” e sobre a vida e obra de Machado de Assis, um dos maiores escritores brasileiros. A atividade aconteceu na Fundação e no Teatro Sesc Senac Pelourinho. “Gostei muito de ter participado, de ter um projeto como esse acontecendo na cidade! Achei muito importante levar crianças e adolescentes da rede pública de ensino para visitar espaços culturais e ao teatro para se encontrar com um escritor. Espero que esse projeto dure muito anos para que outras pessoas possam participar”, comenta Becker. “Fundamental também esse investimento na cultura e na arte vindo da iniciativa privada. Isso é investir na sociedade, no futuro”, completa o escritor.
Para o gerente de Comunicação, Ouvidoria e Sustentabilidade da CCR Metrô Bahia, Rodrigo Rainer, o sucesso de público reforça a importância do programa de visitas na capital baiana. “Estamos muito felizes com esse resultado! Apoiar um projeto como este reforça o nosso compromisso com o desenvolvimento de ações formativas, além de democratizar o acesso a esses espaços culturais e sociais tão importantes para a Bahia”, explica Rainer. A concessionária baiana disponibiliza em todas as quartas-feiras de FreePelô uma van para traslado gratuito entre a Estação Campo da Pólvora e o Pelourinho.
As ações formativas de “Uma Quarta de FreePelô” são apresentadas pelo Ministério da Cultura e Grupo CCR, por meio do Instituto CCR, na área de atuação da CCR Metrô Bahia, com realização da Fundação Casa de Jorge Amado.
Sobre o Instituto CCR
Entidade privada sem fins lucrativos, gerencia o investimento social do Grupo CCR, com o objetivo de proporcionar transformação social nas regiões de suas concessões de rodovias, aeroportos e mobilidade. Os projetos do ICCR são implementados por meio de recursos próprios ou verbas incentivadas. Entre os projetos proprietários de impacto, merecem destaque: Caminhos para a Cidadania, que capacita mais de 3 mil professores em 1.600 escolas anualmente, e o Caminhos para a Saúde, que oferece atendimentos de saúde a caminhoneiros, motociclistas, ciclistas e passageiros de trens urbanos e metrôs. Seu foco são iniciativas nas frentes de Mobilidade e Cidades Sustentáveis, Cultura e Educação, Saúde e Segurança. Desde 2014, as ações do Instituto já beneficiaram mais de 15 milhões de pessoas. Saiba mais em www.institutoccr.com.br .
Sobre a CCR Metrô Bahia
A CCR Metrô Bahia tem nove anos de operação na Bahia. São mais de 34km de extensão, duas linhas, 21 estações e nove terminais integrados, sendo oito deles administrados pela concessionária. O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas já gerou um impacto positivo de R$ 11,1 bilhões na economia da Bahia e transporta cerca de 350 mil pessoas por dia. Desde a sua inauguração, já foram realizadas mais de 1,6 milhões de viagens, cerca de 28 milhões de quilômetros rodados e mais de 490 milhões de passageiros transportados. A CCR Metrô Bahia conta com cerca 1.370 colaboradores diretos e mais de 2.500 indiretos, e foi reconhecida pelo jornal O Estado de São Paulo como uma das 100 empresas mais influentes do Brasil em mobilidade no ano de 2023.
Sobre a Fundação Casa de Jorge Amado
Uma casa de palavras, fiel ao destino que lhe traçaram desde o início quando era apenas um sonho, a Fundação Casa de Jorge Amado — múltipla, inquieta, mutável e mutante, foi inaugurada a 7 de março de 1987 com a missão de preservar e difundir o trabalho do escritor Jorge Amado, garantindo a permanência de sua obra e assegurando-lhe a continuidade através da memória. Localizada no Centro Histórico de Salvador, a Casa abriga uma exposição permanente e o acervo do escritor. Lugar onde tudo acontece, a Instituição é ponto de referência na geografia cultural da cidade, realizando atendimento monitorado às escolas, seminários, oficinas, lançamentos de livros e discos e exposições. A Fundação é também responsável pelo Selo Casa de Palavras e pela realização da Festa Literária Internacional do Pelourinho-FLIPELÔ, considerada um dos principais eventos literários do país.
Crédito das imagens de edições anteriores do projeto: Divulgação/Fundação Casa de Jorge Amado
Informações para a imprensa
Darana RP
(71) 3342-3373